Resumo do Livro Inocência

Cirino, um rapaz muito curioso e de boa índole. Ele viajava pelo sertão se apresentando com um medico dando consultas, quase sempre bem sucedidas, embora ele fosse apenas um farmacêutico.  Com o tempo ele conhece Pereira, um pequeno proprietário rural, que tinha uma filha que estava doente.
Ele aceita a hospitalidade de Pereira e cura a febre da filha do proprietário, chamada Inocência. Mas ao vê-la ele se encanta com sua beleza e se apaixona por ela. No entanto Inocência já estava prometida a um vaqueano, Manecão, e assim caracteriza-se a temática do romance: um amor impossível.

Quase que simultaneamente,um naturalista alemão chamado Meyer, que vagava pelos sertões caçando borboletas, apresenta-se na fazenda de Pereira, acompanhado de um cômico, e traz uma carta do irmão de Pereira, com algumas recomendações. Ele Pereira, recebe o naturalista de braços aberto, mas não entende que as galanterias que o alemão destina a sua filha, são apenas por educação, e assim passa a vigia-lo.  Conta isso para seu serviçal, um anão surdo e mudo, que se chama Tico. E sem entender nada do que esta acontecendo, Pereira pede para Cirino ficar em sua casa até a partida do alemão, assim ele ajudaria a guardar sua filha.
Inocência e Cirino mal se falam,até que ele resolve lhe confessar sua paixão.  Ele responde da maneira mais simples que alguém pode imaginar.
Em seguida ela, acusa o falso médicode lhe virar o juízo por meio de algum feitiço. Mas ele a convence que seu amor é sincero e Inocência também se descobre apaixonada por ele. Depois de se encontrarem algumas vezes as escondidas, Cirino propõe a fuga comouma alternativa para a realização do amor dos dois.  Inocência recusa-se a fugir com medo que seu pai a amaldiçoasse, e sugere que o amado vá pedir ajuda de um padrinho dela, Antônio Cesário, por quem seu Pai tinha grande admiração e respeito.
Enquanto isso, o naturalista alemão descobre uma nova espécie de borboleta e lhe da o nome de Inocência. Deixando assim o pai da menina indignado e cada vez mais vigilante. Logo alemão vai embora, acabando assim com as suspeitas de Pereira. Cirino também viaja em busca do padrinho de Inocência.  Ao mesmo tempo, Manecão, o noivo prometido de Inocência chega à casa de Pereira, porém Inocência se recusa a validar o compromisso e é espancada pelo pai.  Através de mimica o servo anão,indica que o médico é o responsável pela recusa da garota. Indignado Manecão vai atrás de Cirino e o assasino.

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom esse resumo.

Postar um comentário